Blog
como tirar mofo de roupas

Como deixar seu guarda-roupas cheiroso e sem mofo?

Com a chegada do outono, o friozinho já começa a dar as caras. É chegada a hora de tirarmos do armário nossas roupas mais quentinhas. E o frio nunca chega sozinho: ele traz com ele a umidade, especialmente na nossa região do país. Aí você já sabe: umidade, pouco sol e armários fechados resultam quase sempre em mofo, fungos e ácaros.

Além de deixarem nossas roupas com um cheirinho nada bom, mofo e ácaros prejudicam nossa saúde, ocasionando principalmente doenças respiratórias. Por isso, nesse post, vamos lhe mostrar como se livrar para sempre deles e ainda de quebra deixar seu guarda-roupas com um cheirinho maravilhoso.

1 Ventilação sempre que possível

A ventilação é uma grande aliada no combate ao mofo. Sempre que possível, deixe as portas e gavetas do seu guarda-roupas abertas. Nós recomendamos 20 minutos por dia.

2 Esvazie seu guarda-roupas uma vez por mês

É indicado esvaziar seu guarda-roupas uma vez por mês para limpeza e, assim, eliminar os fungos que podem causar mofo e mau cheiro em suas roupas.

Como limpar?

Depois que você retirar tudo do seu armário, limpe-o com uma solução de água e vinagre. Além de limpar o mofo do guarda-roupas, ela evita que novos fungos se proliferem.

Outra opção de solução, é uma mistura de água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um.

E o mofo nas roupas?

Se o mofo atingiu suas roupas, não se preocupe. Se elas forem coloridas, mergulhe-as em leite fervente até a mancha sumir.

Já para as roupas brancas, deixe-as de molho em água quente com sal.
Para evitar o mofo nas roupas, aproveite o verão para retirar suas roupas pesadas do guarda-roupas, lavá-las ou deixá-las no sol.

3 Truques caseiros para eliminar a umidade

Sabe aquele truquezinhos de vó? Para eliminar a umidade do guarda-roupas também temos!

Coloque um potinho com bicarbonato de sódio, gesso ou cal dentro do guarda-roupas. Ou um pedaço de giz em cada prateleira e gaveta.

4 Para perfumar suas roupas

Depois de limpo, é hora de deixar nossas roupinhas perfumadas e, para isso, aposte em sachês aromatizantes.

É só escolher a fragrância de sua preferência e colocar o sachê dentro do seu guarda-roupas.

Curtiu as dicas? Conta para a gente!