Blog

Neutralizando odores em casa: receitas para se livrar do mau cheiro

Manter a casa em ordem por sí só já é uma tarefa nada fácil, e isso só piora quando temos que conviver com certos “cheirinhos” desagradáveis, como de cigarro, mofo e fritura. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como se livrar ou então aliviar esse problema tão comum.

Cheiro de cigarro

Carvão ativado

Embora seja parecido com o carvão comum que utilizamos para fazer fogo, o carvão ativado possui propriedades totalmente distintas e por isso tem grande poder de remover as impurezas e desodorizar de ambientes.

Para purificar o ar do cheiro de cigarro basta você colocar uma pequena quantidade em recipientes e distribuir pela casa em locais que esteja longe do alcance de crianças.

Areia para gatos

Como já possui o intuito de amenizar odores, a areia sanitária para gatos é ideal para ser colocada nos cinzeiros. Assim, ao apagar o cigarro na areia, ela irá evitar que o odor se espalhe pela casa. Lembre-se de trocá la sempre que estiver sujinha.

Bicarbonato de sódio

Fumaça de cigarro antes do dormir? Sem problemas, para se livrar do odor de maneira prática você pode colocar bicarbonato de sódio durante a noite em carpetes ou objetos. No dia seguinte ao acordar o cheiro já terá sido absorvido. Depois disso é só passar o aspirador e retirar o excesso de bicarbonato.

Cheiro de mofo

Outro cheirinho nada agradável mas muito comum é o odor de mofo. Além de desagradável ele ainda pode oferecer riscos a saúde da sua família.

Livre-se do mofo

Quando se trata de mofo, a primeira coisa a se fazer é identificar a origem dele. Em seguida, para limpa-lo de móveis e paredes você pode usar a seguinte mistura:

Álcool + vinagre branco ou água sanitária(100ml) + água (1L).
Com um pano macio aplique a mistura sobre as manchas de mofo, em seguida seque. Se necessário, faça a aplicação com uma esponja.
Caso você enfrente esse problema em tecidos, opte pela mistura sem água sanitária. Ou ainda, por produtos específico.

Acabando com o cheiro de mofo

Para aplicar em paredes, e até mesmo guarda roupas, faça uma mistura de:
Álcool + 1/3 da mesma medida de cravo-da-índia e deixe descansar por 24 horas e após adicione a mistura em um borrifador.
Além de super perfumado, o cravo possui propriedades capazes de combater fungos. O cravo da índia tem propriedades antifúngicas e também perfuma o ambiente.

Como lidar com mofo no guarda-roupas

Mais frequente com a umidade e em temperaturas mais amenas o mofo em guarda-roupas é um risco a nossa saúde, mas as dicas são bem vindas em qualquer estação. Para saber mais sobre esse assunto você pode conferir esse outro post do nosso blog: ↓ https://boutiquedearomas.com.br/blog/guarda-roupas-sem-mofo/

Cheiro de fritura

Infusão de cravo e canela

Seja em frituras simples como de carnes e refogados ou então frituras de imersão como é o caso das batatas fritas, é praticamente inevitável que o cheiro de fritura se espalhe pela casa se você não possuir um depurador instalado.

Para amenizar o odor de fritura que fica impregnado uma excelente dica é: ao iniciar sua fritura, faça uma fervura em fogo baixo com água + cravo + canela. Assim que você terminar de fritar deixe a fervura ligada por mais 5 min. Se com o tempo a água for acabando vá adicionando aos poucos.

Spray neutralizador

Pensando nos problemas com o cheiro de cozinha, nós da Boutique de Aromas desenvolvemos a linha Du Chef ideal para manter o ambiente sem odores e ainda com cheirinho refrescante. Conheça mais sobre o nosso spray neutralizador clicando aqui.